viernes, 12 de octubre de 2012

Una página web dedicada a reguladores en portugués!!

A minha paixão pelo mergulho e pelo ambiente marinho vem desde a infância.
As antigas séries de TV já traziam as aventuras submarinas de alguns “heróis” e mostravam o fundo dos oceanos. Estas séries despertaram os primeiros interesses sobre o misterioso mundo:
  • Almirante Nelson (Richard Basehart) e o capitão Crane (David Hedison) com suas missões a bordo do submarino Seaview na série VIAGEM AO FUNDO DO MAR (VOYAGE TO THE BOTTON OF THE SEA);
  • Mike Nelson (Lloyd Bridges) em AVENTURA SUBMARINA (SEA HUNT) e suas “aulas” e dicas de mergulho.
O meu primeiro curso de mergulho só veio nos anos 80 e, desde então, só tem aumentado o meu interesse pelo assunto, por cursos e pelos vários tipos de equipamentos que foram e são utilizados na atividade de mergulho - os de circuito aberto e os de circuito fechado (rebreathers) - muitos deles desconhecidos pela maioria dos mergulhadores.
O interesse por colecionar reguladores “antigos” de mergulho surgiu quase que por acaso, com pesquisas em livros e na internet sobre o desenvolvimento do equipamento de circuito aberto.
Todo mergulhador aprendeu no seu curso básico que Jacques Yves Cousteau e o engenheiro da Air Liquid Émile Gagnan desenvolveram o SCUBA (Self Contained Underwater Breathing Apparatus), que é o equipamento usado na prática do mergulho autônomo até os dias de hoje. Mas poucos mergulhadores sabem como eram os primeiros reguladores e muitos desconhecem que eles tinham duas mangueiras e eram chamados de double hose regulators ou twin hose regulators na língua inglesa ou de bitráqueas em espanhol.
No Brasil, os primeiros equipamentos de mergulho chegaram nas décadas de 40 e 50, no Rio de Janeiro. A sua utilização era extremamente elitizada e era utilizado principalmente no esporte da caça submarina. Felizmente, esta prática separou-se do mergulho autônomo, pela conscientização dos caçadores, que logo perceberam ser anti-esportivo pescar de outra forma, que não fosse em apnéia.
Essa visão se reforçou mais ainda a partir do final década de 70, quando as primeiras credenciadoras americanas, através de seus instrutores, chegaram ao país.
A dificuldade de importação e os altos preços dos equipamentos, daquela época, fizeram com que poucos brasileiros tivessem acesso aos primeiros equipamentos de mergulho desenvolvidos em outros países.
Muito pouco sobre os antigos reguladores de duas mangueiras, o chamado “double hose regulator” é conhecido pelos mergulhadores atuais.
E no Brasil, ele é praticamente desconhecido.

Apesar de termos tido uma indústria brasileira que desenvolveu um regulador de duas mangueiras – o ATLÂNTIDA – este fato também é pouquíssimo conhecido por nossos mergulhadores.
A partir dos anos 80, com o grande desenvolvimento tecnológico, um novo panorama para o mergulho surge nos Estados Unidos e no resto do mundo.
Diversas indústrias ofereciam novidades em equipamentos que se tornavam cada vez mais mais baratos e mais divulgados, o que permitiu uma maior popularização do mergulho ao redor do planeta e no Brasil.
A idéia de iniciar a minha coleção dos “double hose regutors” veio desta falta de informação que existe por aqui sobre este fantástico equipamento, que dominou a atividade do mergulho nas décadas de 40, 50, 60 e 70.
Ao descobrir que existem em vários países:
  • muitos colecionadores;
  • grupos de mergulhadores vintage;
  • "sites" especializados sobre estes equipamentos;
  • diversos fóruns de discussão sobre o assunto;
  • restauradores e peças sendo fabricadas para vários modelos de reguladores antigos por especialistas e amantes destes equipamentos;

Comecei a estudar sobre os vários fabricantes que existiram, os vários modelos que foram comercializados e seus mecanismos de funcionamentos e resolvi iniciar a minha coleção.
Tenho muito que aprender e estudar e, por isso, decidi me tornar um colecionador destas maravilhas que foram inventadas e patenteadas por Cousteau e Gagnan, em 1945. Não é por acaso que o primeiro regulador se chamou CG-45 ("C" de Cousteau, "G" de Gagnan e "45" do ano de 1945, ano da patente do equipamento),
Ah!...E, também, não é por acaso que o nome que resolvi dar ao meu site é www.cg-45.com
O site contém fotos dos reguladores de minha coleção, informações sobre os vários fabricantes de vários países, um pouco da história destes fabricantes e alguns outros poucos itens antigos utilizados na atividade de mergulho, além de fotos da minha biblioteca e de alguns links sobre sites especializados ao redor do mundo.
Gostaria de compartilhar com todos esta paixão e espero que se divirtam ao navegar pelo meu site e conhecendo um pouco mais sobre estes maravilhosos equipamentos.
O site estará em constante atualização, seja de novas aquisições ou de novas informações.
Bem vindos ao CG-45.com!!!

No hay comentarios:

Publicar un comentario